O que é CBLC?

Quando vamos investir no mercado de ações, podemos ver muito a palavra CBLC, mas o que significa exatamente isso? Primeiramente, utilizamos uma corretora de valores a qual irá intermediar nossas operações na bolsa de valores, qualquer operação que você executa na bolsa de valores, a corretora de valores envia seu status para a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia).

Então, a CBLC é a empresa responsável por guardar oficialmente sua posição como investidor, ou seja, se você comprou ações então ficará em seu nome em poder da CBLC. Antigamente, as ações ficavam com os investidores, são os chamados certificados de ações, que comprovavam a aquisição das mesmas.

Se uma corretora vier a falência, o que é bem improvável que aconteça, suas ações irão ficar protegidas, pois estarão em poder da CBLC, então o investidor não depende somente da corretora de valores, muita gente tem essa dúvida da corretora ir a falência, então já decidi postar aqui também. Agora se a corretora vai a falência, e você tem dinheiro na conta dela, já é outro caso, mas como eu disse anteriormente, é pouco provável de acontecer isso.

Post to Twitter Post to Plurk Post to Bebo Post to Delicious Post to Digg Post to Facebook Post to Google Buzz

Notice: This work is licensed under a BY-NC-SA. Permalink: O que é CBLC?.